Programa de Pós-Graduação

Engenharia Mecânica

Programa

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica oferecidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEMEC, recomendados pela CAPES, buscam qualificar o profissional de maneira que esteja preparado para os desafios do novo milênio, focado na realidade regional, em que as tecnologias da informação e de automação desempenham papéis fundamentais.

O perfil do egresso deste Programa é de um profissional capacitado para desenvolver técnicas e práticas que lhe permitam oferecer serviços de consultoria especializada, através do desenvolvimento e gerenciamento de pesquisas aplicadas às necessidades de setores produtivos relacionados às atividades que compõem a área de concentração escolhida do programa.

O PPGEMEC tem uma estrutura curricular composta por disciplinas obrigatórias e optativas, oferecidas em ciclos consecutivos para cada área de concentração do programa. O Mestrado está estruturado para ser realizado em um período aproximado de 2 anos, incluindo a apresentação final de dissertação, e o Doutorado, em 04 anos, incluindo a defesa da tese.


Objetivos

O PPGEMEC propõe-se a promover uma educação continuada de qualidade, baseada na formação teórico-prática que objetiva formar profissionais capazes de compreender e atuar nas diversas frentes relacionadas à Engenharia Mecânica. Qualificados e aptos a atender às necessidades relacionadas às atividades de consultoria, docência e pesquisa científica, a partir da integração de conhecimentos físicos, químicos, matemáticos, computacionais, focados principalmente em Gerenciamento Eletroenergético e Controle de Processos e Termofluidomecânica.


Público-Alvo

Engenheiro de qualquer especialidade com potencial e interesse no desenvolvimento de pesquisa direcionada ao estudo de problemas tecnológicos, preferencialmente voltados à indústria.


Perfil do participante

Graduado nas áreas de Engenharia ou de Exatas em geral. Além dessa formação em área tecnológica, deve evidenciar um bom potencial para o desenvolvimento das atividades do programa, apresentando ainda uma prévia vivência profissional na indústria ou em atividades de pesquisa.