Programa de Pós-Graduação

Auditoria Ambiental

Programa de Pós-Graduação em Auditoria Ambiental

O Programa de Pós-Graduação de Auditoria Ambiental (PPGAUDB) engloba uma Área de Concentração: Auditoria Ambiental e Conservação. Para a obtenção do Título de Mestre, o aluno deverá perfazer um total de 50 créditos, sendo 30 créditos obtidos em disciplinas e publicações e 20 créditos relativos à aprovação da apresentação da dissertação de mestrado. Além disso, o aluno de mestrado necessita de aprovação na Avaliação da Qualificação de Mestrado e no Exame de Suficiência em Língua Estrangeira. O Exame de Suficiência em Língua Estrangeira deverá ser feito no primeiro ano de matrícula no PPGAUDB. São obrigatórias as disciplinas de formação básica. A complementação dos créditos é realizada pelo aluno, que deverá selecionar com seu orientador, entre as disciplinas eletivas oferecidas, aquelas que estejam diretamente relacionadas ao seu tema de dissertação.

Objetivos

Proporcionar a continuidade do processo formativo, visando qualificar profissionais de diferentes áreas para atuar de forma abrangente com relação aos aspectos ambientais de certificação e de gestão nos setores produtivo, público ou no terceiro setor.
Desenvolver e utilizar modelos e instrumentos que visem garantir a sustentabilidade das atividades econômicas a partir da conservação da biodiversidade dos ecossistemas adjacentes.
Aguçar o senso crítico e capacidade de inovação através da participação em projetos de pesquisa científica e tecnológica.
Estabelecer maior interação com outras instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais de fiscalização e controle para atendimento das demandas ambientais regionais oriundas do próprio processo de desenvolvimento econômico e social.
Integrar com a comunidade local para proposição de diagnósticos participativos e proposição de ações para melhoria da qualidade de vida e da qualidade ambiental.

Público-Alvo

Graduados nas áreas de Biológicas, Exatas ou Humanas com interesse na aquisição de conhecimentos para atuar na identificação e resolução de problemas ambientais, bem como desenvolver trabalhos relacionados à conservação ambiental e gestão do meio ambiente de uma forma ampla ou focada nos setores privado ou público.