Programa de Pós-Graduação

Ciência e Tecnologia Ambiental

Disciplinas

REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISA CIENTÍFICA E FORMULAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA / LITERATURE REVIEW IN SCIENTIFIC RESEARCH AND FORMULATION OF RESEARCH QUESTIONS (Português/Inglês) (Mestrado)

Os alunos serão treinados em diferentes questões científicas e tecnológicas: Como ler um artigo? Leitura analítica. Principais dados extraídos por relatórios científicos e tecnológicos. Estratégias para entender um relatório científico ou tecnológico e seu uso para gerar ideias próprias. Design do Método Científico. Da observação, hipótese de tese e análise. O aluno deve devolver suas habilidades sob abordagens científicas para as três pesquisas principais no programa com base no método científico.

The students will be trained in different scientific and technological questions: How to read a paper? Main data extracted by scientific and technological reports. Strategies to understand a scientific or technological report and use of it for the student own ideas; Design of the Scientific Method. From observation, hypothesis to Thesis and Analysis. The student must develop their skills under scientific approaches for the three main research at the program based on the scientific method.

MÓDULO DE LINGUAGEM ESCRITA EM INGLÊS CIENTÍFICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAS / LANGUAGE MODULE ENGLISH WRITING FOR ACADEMIC AND RESEARCH STAFF (Português/Inglês) (Mestrado)

Os alunos melhorarão suas habilidades na escrita Inglesa científica e tecnológica com ênfase em artigos e produtos gerais de disseminação científica e tecnológica (relatórios etc.). Durante o curso, será focado o uso de produtos de disseminação científica e tecnológica. Ao final da disciplina, os alunos estarão mais bem instrumentalizados para a escrita de textos acadêmicos e técnicos.

Students will improve their skills in English language to writing scientific and technological papers and scientific and technological dissemination products in general (reports, etc.). During the course, the language skills in English will be focus on the use for scientific and technological products of dissemination. Students will be able to improve their skills to write papers and reports in English after this module.

MODELAGEM EM PESQUISA AMBIENTAL. MODELOS MATEMÁTICOS. ROTINAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DO MEIO AMBIENTE. ANÁLISE DE DADOS, MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL. (Mestrado)

Modelagem de dados em pesquisa. Incluirá o tratamento e modelo de dados em processos ambientais, tecnologia ambiental e saúde humana.

HABILIDADES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DESIGN EXPERIMENTAL, HABILIDADES DE LABORATÓRIO E CAMPO, HABILIDADES DE REDE) (Mestrado)

Ciência e Tecnologia precisam ser devidamente projetadas antes, para conduzir a abordagem de pesquisa. Os alunos irão melhorar suas habilidades no projeto de amostragem em pesquisas de campo e laboratoriais. Além disso, o design para processamento global será discutido e aprendido durante este módulo, como processos planetários (incluindo catástrofes naturais) relacionados ao meio ambiente e avaliações de Saúde Humana. Coletas de dados aplicadas em técnicas de campo e laboratório. Esses módulos também desenvolverão habilidades científicas práticas, como coleta de dados de campo, análise em laboratório, interpretação e apresentação para o network e as partes interessadas. Boas práticas de laboratório. ISO 17025.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL PARA ATUAÇÃO E GESTÃO EM MEIO AMBIENTE E SAÚDE AMBIENTAL (Mestrado)

Ciência e tecnologia fornecem conhecimento, instrumentos e dados para desenvolvimento e gerenciamento correto das inter-relações de atividades socioeconômicas com a saúde ambiental. Serão abordados de forma interdisciplinar os principais modelos, instrumentos e métodos em Ciências Ambientais para que o egresso apresente alta capacidade de atuação e gestão dos aspectos ambientais e riscos das atividades humanas sobre sistemas naturais e antrópicos.

ANÁLISE INTEGRADA DAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE HUMANA (Mestrado)

Esta disciplina abordará os efeitos das atividades antrópicas sobre diferentes condições ambientais. Aos alunos serão apresentados teorias e métodos de avaliação dos efeitos de mudanças ambientais na saúde humana. Todo isso, sempre desde uma perspectiva integradora dos diferentes campos do saber: ciências exatas e da terra, biologia, química, física, ciências da saúde, ciências sociais e engenharias.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO INCLUINDO ESCRITA CIENTÍFICA, APRESENTAÇÕES ORAIS, WEB DESIGN / SCIENCE COMMUNICATION IN SCIENTIFIC RESEARCH. COMMUNICATION INCLUDING SCIENTIFIC WRITING AND PRESENTATIONS (WEB DESIGNS). (Português/Inglês) (Mestrado)

Comunicação, tanto em formatos escritos quanto orais. Os alunos serão convidados a realizar uma série de exercícios, fazendo apresentações em aula, redigindo relatórios científicos, incluindo dados coletados e analisados, e comparando diferentes estilos de escrita e apresentação, incluindo websites e webinars.

TÉCNICAS MULTIVARIADAS APLICADAS A CIÊNCIAS AMBIENTAIS (Mestrado/Doutorado)

Técnicas estatísticas multivariadas são usadas em estudos que visam indicar as causas das modificações ambientais e suas consequências sobre as comunidades biológicas. Em vista disto, o objetivo deste curso é o de mostrar a aplicação das técnicas multivariadas na identificação das perturbações e na quantificação dos seus efeitos sobre as populações e comunidades, em função das mudanças no ambiente. Introdução ao delineamento amostral. Análise dos dados ecológicos: a) tipos; b) problemas; c) transformações e padronizações; d) interpretação geométrica e matricial dos dados. Técnicas estatísticas multivariadas: a) agrupamento; b) ordenações; c) relações entre componentes abióticos e bióticos. Tipos de estudos ambientais.

TRATAMENTO, REUSO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS (Mestrado/Doutorado)

Abordará processos físicos, químicos e biológicos utilizados no tratamento das águas residuais e avaliará o conjunto de normas e metas regulatórias em que processos industriais devem ser enquadrados.

RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (Mestrado/Doutorado)

Técnicas de RAD (recuperação de áreas degradadas). A questão do solo nos processos de RAD. Espécies vegetais adequadas para RAD. Participação de populações locais em processos de recuperação ambiental. Políticas públicas relacionadas aos processos de restauração.

PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL (Mestrado/Doutorado)

Planejamento Urbano Sustentável. A Nova Agenda Urbana e o papel das Cidades na Agenda 2030. Políticas Públicas para Cidades Sustentáveis. Governança Costeira e o Planejamento Urbano Sustentável em Zona Costeira. Caso de Estudo – Planejamento Urbano da cidade de Sevilla, Espanha, e da Cidade de Curitiba, Brasil.

NOVOS MÉTODOS DE ANÁLISES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS APLICADOS AO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS (Mestrado/Doutorado)

A disciplina visa fornecer uma visão crítica quanto aos métodos os tradicionalmente empregados para o monitoramento de contaminantes/poluentes orgânicos, explorando suas vantagens e desvantagens especialmente em relação aos limites de quantificação e aos interferentes das técnicas. A disciplina também pretende explorar novas metodologias que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos para a detecção e quantificação de contaminantes/poluentes orgânicos, publicadas em artigos científicos. Serão realizadas aulas teóricas que contemplarão amplamente a discussão de artigos científicos e aulas práticas a fim de se consolidar o conteúdo teórico discutido em sala de aula.

MÉTODOS DE REAMOSTRAGEM E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS (Mestrado/Doutorado)

Programação de funções no software R. Comparação de médias pelo método de Randomização. O estimador Jackknife: reamostragem sistemática para a estimação de parâmetros. Princípios da reamostragem com reposição pelo método de Bootstrap: intervalo de confiança e teste de hipóteses. Simulação de Monte Carlo: princípios e exemplos em Ciências Ambientais. Análise de variância e regressão linear via Randomização, Bootstrap e Simulação de Monte Carlo.

MITIGAÇÃO DA CARGA POLUIDORA DE INDÚSTRIAS DE PROCESSOS QUÍMICOS (Mestrado/Doutorado)

Discutir, empregando unidades na escala de bancada, com enfoque sustentável (ambiental, social e econômico), formas otimizadas de seleção, projeto e manutenção de equipamentos e periféricos de processos químicos e petroquímicos: a) bombas de pistão, diafragma, engrenagem, helicoidal, palhetas, cavidade caminhante, peristáltica, centrífuga mista e axial, bombas em série e em paralelo, localização de válvula de alívio e segurança, selo e gaxeta, escorva, cavitação, golpe de ariete, influência da rotação, válvulas, vertedouro, placa de orifício, venturi, calha Parshall, Pitot; b) turbinas; c) colunas de adsorção e absorção, lavadores de gases, distribuidores, redistribuidores, canais preferenciais e zonas mortas; d) colunas de destilação; e) trocadores, HTRI, HTFS, purgador, eliminador de ar, isolamento térmico; f) evaporadores, quebra vácuo; g) filtros, mangas contínuos e bateladas; h) sedimentador, rastelo flotador.

METACOMUNIDADES: PADRÕES, PROCESSOS E ANÁLISES (Mestrado/Doutorado)

Definição de metacomunidades como grupos de espécies coocorrendo localmente, porém conectados via dispersão. Descrever os principais modelos de metacomunidades (species sorting, mass-effect, patch dynamics, neutral model). Discutir como processos locais interagem com fatores regionais via dispersão, moldando a estrutura e diversidade de espécies. Discutir o conceito de grupos ecológicos e o conceito de equivalência funcional. Apresentar e discutir métodos de análise de metacomunidades.

INDICADORES E ÍNDICES AMBIENTAIS (Mestrado/Doutorado)

Temas abrangidos pela disciplina: Relevância e significado dos indicadores ambientais existentes. Tipologia de indicadores e quadro DPSIR (Driving forces, Pressure, State, Impact, Response). Indicadores descritivos. Indicadores de desempenho. Indicadores de eficiência. Monitoramento dos efeitos de políticas ambientais.

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL (Mestrado/Doutorado)

A disciplina Gestão Socioambiental possibilitará ao mestrando aplicar os principais conceitos apresentados pela literatura científica e pelas práticas em questões socioambientais, sendo este o principal foco. O programa da disciplina se desenvolve com a abordagem de temáticas ligadas à sustentabilidade de empresas, na área da Gestão Ambiental e da Gestão Social. Avaliar o histórico da Gestão ambiental no mundo e no Brasil em particular. Identificar os pressupostos básicos e científicos da Gestão Ambiental e da Legislação Ambiental no Brasil. Levar o aluno à reflexão sobre conceitos modelos e instrumentos da Gestão Ambiental. Apresentar modelos de referência mundial em Gestão Ambiental. Adquirir fundamentação teórica e prática para elaboração dos sistemas de Gestão Ambiental. Conhecer o caráter teórico-metodológico das auditorias ambientais nas empresas. Adquirir a fundamentação para elaboração dos Estudos do Meio Ambiente e do Relatório de Impactos Ambiental (EIA-RIMA). Tem como objetivo proporcionar informações acerca de novas realidades e questões tais como: Terceiro Setor, Responsabilidade Social Corporativa e Ambiental, levando-as à reflexão de que o crescimento das Organizações Sociais tem alterado o comportamento e formas de gestão do mundo empresarial e principalmente na sociedade. Uma das premissas fundamentais é oferecer aos mestrandos uma visão real da relevância que estas novas questões e cenários vêm assumindo, bem como seu posicionamento no contexto das organizações empresariais e na sociedade como um todo. O conteúdo abrange tópicos que estão listados de forma resumida a seguir: Gestão e meio ambiente; Gestão ambiental global e local; Legislação Ambiental; Gestão ambiental empresarial e as certificações ambientais; SGA – Sistema de Gestão Ambiental; Auditoria Ambiental; EIA-RIMA. Conta com aulas teóricas sobre os principais aspectos da gestão e uma visita técnica a empresas da Baixada Santista que são consideradas “case de sucesso na gestão ambiental” bem como visitas técnicas a regiões com grandes conflitos ambientais ainda a serem resolvidos. Conta também com seminários de atualização demonstrando dados da literatura sobre novas práticas socioambientais em ambientes corporativos e na sociedade. Como produto final da disciplina, é solicitada ao aluno a submissão de texto relatando pesquisas práticas sobre gestão ambiental para revista especializada ou a submissão de trabalho para congresso internacional na área de gestão ambiental com perspectiva de publicação, como no caso do evento anual promovido na área de P+L.

GESTÃO COSTEIRA INTEGRADA (Mestrado/Doutorado)

As complexidades da zona costeira juntamente com as pressões antrópicas sofridas, como urbanização, impactos na biodiversidade e nos recursos hídricos, requerem soluções integradas. Nesta disciplina serão abordadas as fragilidades e vulnerabilidades biofísicas e socioeconômicas dos sistemas costeiros em face da necessidade de conservação dos recursos naturais. Fundamentos teóricos e práticos necessários para o manejo sustentável serão apresentados e discutidos. As experiências nacionais e internacionais, os instrumentos disponíveis e estudos de caso serão apresentados e discutidos a fim de consolidar os conhecimentos adquiridos e de experimentar a capacidade de síntese, articulação e coordenação do processo de gestão costeira integrada.

GENÉTICA E AMBIENTE (Mestrado/Doutorado)

Ética e meio ambiente. Legislação brasileira protetora da biodiversidade. A revolução genética: do Mendelismo à molécula de DNA. Relações entre a Genética e problemas vinculados ao meio ambiente. Conservação da biodiversidade. Monitoramento da poluição. Isolamento e manipulação do gene. Utilização dos organismos geneticamente modificados na indústria, agricultura, produção de remédios e alimentos.

FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL (Mestrado/Doutorado)

Este módulo apresenta as técnicas de campo e laboratório para atender à qualidade do ar, água, solo e sedimentos. A análise de parâmetros físico-químicos e contaminantes é desenvolvida. Métodos para integrar diferentes conjuntos de dados também serão abordados durante este módulo.

FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PERIGOS E RISCOS (SIG, DSAS, ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL CVI, INUNDAÇÕES) (Mestrado/Doutorado)

Tópicos abrangidos pela disciplina: conceitos básicos. Processos de tempestade como riscos costeiros. Avaliação do risco costeiro. Opções de mitigação e recomendação de mitigação. Ferramentas para gerenciamento de riscos (SIG, sistema de análise digital DSAS, Índice de Vulnerabilidade Costeira CVI, etc.).

ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS E TÉCNICAS PARA MITIGAÇÃO DE CO2 NO MEIO AMBIENTE (Mestrado/Doutorado)

Este módulo é composto por ecossistemas fluviais e oceânicos que cobrem fontes de CO2, os detalhes técnicos de captura, transporte e armazenamento em formações geológicas oceânicas, ou sua utilização em processos industriais.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Mestrado/Doutorado)

A Educação Ambiental é aqui compreendida como processo de ensino-aprendizagem para o exercício da responsabilidade social, política e da cidadania no sentido da construção de outras relações sociais, além de novas relações entre os homens e a natureza. Portanto, há necessidade de que o educador ambiental se aproprie de um conhecimento complexo, que extrapole os limites de sua formação inicial. A atuação profissional do futuro mestre na elaboração de projetos em Educação Ambiental também é buscada. Os projetos desenvolvidos na disciplina buscam desenvolver uma prática educativa capaz de deflagrar reflexão crítica que permitirá ao educador ambiental compreender possíveis formas de resguardar não somente a sobrevivência, mas, sobretudo, a convivência entre as espécies. Desenvolver no aluno a habilidade de elaboração de projetos na área de Educação Ambiental. Proporcionar aos alunos, uma visão geral sobre as principais questões ambientais discutidas na atualidade, desde a dimensão global até o foco nos problemas regionais. Resgatar conceitos das Ciências Naturais já estudados em várias disciplinas e articulá-los na prática educativa. Desenvolver práticas e estudos de casos com os alunos para possibilitar a inter-relação dos fatores socioeconômicos, políticos, culturais que interferem na qualidade de vida das espécies.

ECOTOXICOLOGIA TERRESTRE E AQUÁTICA (Mestrado/Doutorado)

Apresentação, contextualização, discussão e aplicação teórica e prática de conceitos relacionados à Ecotoxicologia. Introdução. Biodisponibilidade dos contaminantes. Rotas de exposição. Exposição aguda e crônica. Efeitos dos contaminantes: fisiológicos, celulares e subcelulares. Novas tendências em monitoramento ambiental: bioacumulação; histopatologia; biomarcadores. Introdução aos testes de toxicidade - Efeitos letais e subletais. Bioacumulação, biotransformação e biodegradação. Protocolo de avaliação de qualidade ar, água e sedimentos/material dragado: definição, estrutura, aplicação e estudo de caso.

ECOSSISTEMAS CONTINENTAIS LÊNTICOS E LÓTICOS: FUNCIONAMENTO, DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO (Mestrado/Doutorado)

Estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos lênticos (lagos, lagoas, reservatórios e estuários): morfologia; zonação; processos físicos e químicos e sua inter-relação. Ecossistemas lóticos (rios e riachos): morfologia, teoria do contínuo fluvial, processos físicos e químicos e sua inter-relação. Comunidades animais (macroinvertebrados bentônicos e ictiofauna) em ambientes aquáticos continentais e seus entornos. Principais métodos de coleta dos animais e determinação das variáveis abióticas. Tipos de impactos, suas consequências e a conservação dos ambientes aquáticos continentais.

ECOLOGIA HUMANA E SEGURANÇA ALIMENTAR (Mestrado/Doutorado)

A Ecologia Humana e a Segurança Alimentar analisam as interações entre as populações humanas e o ambiente, empregando conceitos da ecologia, mas não se restringindo a mais um dos subcampos da biologia. Ela propõe uma integração entre as ciências biológicas e as ciências humanas, para fornecer instrumentos eficazes no estudo da relação homem-ambiente e análise de impactos socioambientais. Histórico da Ecologia Humana, conceitos e métodos: principais ferramentas conceituais e metodológicas. Modelos teóricos fundamentais. Etnobiologia, Etnoecologia e Etnoconservação. Modelos de transmissão cultural. Modelos de subsistência. Bases biológicas do comportamento. Ecologia comportamental humana. Interfaces entre biodiversidade e sociodiversidade. Ecologia Cultural. Antropologia ecológica. Sociobiologia. Coevolução genes-cultura. Teoria de nicho ecológico. Forrageio ótimo. Cooperação/ Reciprocidade. Territorialidade. Uso do Habitat e aspectos bioculturais da alimentação (dieta e tabus alimentares de populações humanas). Manejo participativo. Recursos comuns e a conservação. A Ecologia Humana e a Sustentabilidade. Ecologia Evolutiva e escolhas alimentares. Ecologia Cultural e variantes alimentares. Tabus alimentares. A nomenclatura alimentar: etnotaxonomia. Manejo local, etnoecologia e conservação.

ECOFISIOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS E A CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS (Mestrado/Doutorado)

Estudar as interações organismo-ambiente avaliando os aspectos bioquímicos, fisiológicos, metabólicos e comportamentais que favorecem a sobrevivência dos organismos aquáticos em ambientes aquáticos extremos, tanto naturais (alterações na temperatura, pH, oxigênio dissolvido, carbono orgânico dissolvido, salinidade, dureza), quanto antrópicos (presença de contaminantes ambientais como metais e compostos orgânicos).

DIREITO AMBIENTAL APLICADO (Mestrado/Doutorado)

A origem do Direito Ambiental e as etapas de seu desenvolvimento até a chegada da Globalização. Conceito. Visão e Princípios do Direito Ambiental. A evolução do Direito Ambiental no Brasil. A Constituição Federal de 1988: análise de uma das três Constituições Ambientais mais modernas do mundo, juntamente com a Constituição Portuguesa e Espanhola. Responsabilidade Civil e Administrativa em matéria ambiental: Instrumentos Processuais e Métodos Alternativos. Lei dos Crimes Ambientais. Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios e Objetivos. Criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Eficácia dos Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

BIOMARCADORES DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL (Mestrado/Doutorado)

Este módulo tem como objetivo proporcionar fundamentação teórica e prática necessárias à aplicação e desenvolvimento de biomarcadores em estudos de avaliação de risco ambiental e monitoramento de ecossistemas. Serão apresentados e discutidos de princípios de toxicologia, processos de detoxificação e excreção, estresse oxidativo e sistema antioxidante. Avaliação de danos em alvos celulares (peroxidação lipídica, danos em membranas e em ADN). Classificação e aplicação de biomarcadores de exposição e efeito de xenobióticos no ambiente marinho. Desenvolvimento de estudos in vitro, in silico, in situ. Estudos de Casos.

AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (Mestrado/Doutorado)

Abordará diferentes estratégias e protocolos de avaliação de risco ambiental. Estudos de casos de poluição antropogênica a mudanças naturais. Protocolos internacionais de avaliação de risco ambiental. Abordagens escalonadas.

AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR ABORDAGEM DE PESO DA EVIDÊNCIA (Mestrado/Doutorado)

Está focada na interpretação e controle de qualidade do conjunto de dados relacionados à contaminação dos sedimentos, toxicidade dos sedimentos e efeitos ecológicos e integração de diferentes conjuntos de dados a partir de medidas químicas, dados ecológicos e uso testes de toxicidade.

AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA (Mestrado/Doutorado)

A disciplina abordará um Histórico da Análise do Ciclo de Vida. Etapas da Análise do Ciclo de Vida. Estudos de caso de Ciclo de vida de produtos e processos. Indicadores e métricas de performance ambiental e sustentabilidade.

INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS (Mestrado/Doutorado)

Este módulo fornecerá uma descrição da metodologia de avaliação socioeconômica e ecológica nas diferentes configurações naturais e instrumentalizará para a proposição de políticas públicas ambientais.

TRABALHO EM GRUPO / WORKING GROUPS (Português/Inglês) (Doutorado)

O módulo se concentrará no trabalho conjunto entre pesquisadores, técnicos, administradores e demais interessados em questões ambientais. As diretrizes de trabalho em grupo serão fornecidas e experimentadas pelos alunos em uma atmosfera coletiva com a premissa de que as abordagens isoladas ou disciplinares não são convenientes nas ciências ambientais. Os alunos trabalharão juntos, baseados em estudos de casos motivadores em diferentes áreas científicas e tecnológicas para resolução de problemas ambientais.

The module will focus on joint and group working among scientist and technician. Different guidelines will be provided and experimented by the students in a group atmosphere with the premise that unique and only are not convenient approaches, even in science. They students will work together in different scientific and technological areas for environmental management and resolutions.

GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA FINANCIADOS / MANAGEMENT OF FUNDED RESEARCH PROJECTS. (Português/Inglês) (Doutorado)

Os alunos serão orientados a buscar chamadas ou editais de agências de fomento estaduais, nacionais ou internacionais, bem como verbas oriundas do setor produtivo e terceiro setor. Serão empregados estudos de casos como exemplos de projetos de ciências básicas, aplicadas, tecnologia e inovação, saúde pública e sociais e soluções administrativas, administração de pessoal, inventário de bens de capital e consumíveis. The student will be trained to find national and international scientific and technological call from different agencies and funding bodies, including private collaboration with the industrial and enduser sectors. The students will use real case studies to understand how the funds allocated for a determined project should be used to reach the scientific and technical objectives. Different budgets will commented for each of the cases, including different origin and use of this budgets as elegibles and non-elgibles: personnal, chemicals, reactants, glassware, etc., including record of large instruments, travel, stipends, overheads and other items associated with the normal management of funding projects.

ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PRIVADOS E PÚBLICOS / DESIGN AND WRITING RESEARCH PROJECTS (NATIONAL AND INTERNATIONAL, PRIVATE AND PUBLIC FUNDED) (Português/Inglês) (Doutorado)

Avaliação de chamadas nacionais e internacionais. Como adaptar uma ideia a uma pesquisa ou tecnologia sob as diretrizes científicas e tecnológicas. Para que ou, então, o quê?

Evaluation of National and International calls. How to adapt an idea to a research or technological cal under scientific and technological guidelines. What for what, or So what?